Clube .: HISTÓRIA

O Futebol Clube de Gaia é a associação desportiva mais antiga do concelho de Vila Nova de Gaia e uma das mais emblemáticas.

Desportivamente, desde 1908, o Futebol Clube de Gaia conquistou para o concelho variadíssimos títulos, nacionais e regionais, nas mais diversas modalidades e escalões, essencialmente nos mais jovens.

1908 – Fundação – Serra do Pilar.
1920 – Mudança de instalações, onde foi construído o Parque de Jogos João de Deus. Até meados da década de 50, praticou naquelas instalações para além do Futebol, o Andebol, o Basquetebol, o Voleibol, o Atletismo, o Hóquei em Campo e Ténis.
1955 – O Futebol Clube de Gaia foi desapossado daquelas instalações que deram lugar ao atual espaço habitacional, tendo a intensa a atividade desportiva desenvolvida naquela fase sido abruptamente interrompida.
Apenas foi conseguido para o Clube, no mesmo local, uma fatia do terreno com cerca de 3.000m² onde foi construído o atual Pavilhão, no qual estão concentradas as atuais instalações desportivas e sociais.
Recomeçou com esta construção uma elevada atividade desportiva nas modalidades de Andebol, Basquetebol, Voleibol e Ginástica.
1980 – Considerada “Instituição de Utilidade Pública”.
1989 – Medalha de Bons Serviços Desportivos concedida pelo Governo em 23/06/1989.
2011 – Deliberação da Direção e ao fim de 60 anos de paragem, foi reativado o Futebol no Clube através da criação de uma Escola de Formação da modalidade, cuja atividade é atualmente desenvolvida no Estádio Municipal da Lavandeira, após cinco épocas consecutivas no campo sintético do Colégio de Gaia.

Resumo Histórico

Agremiação desportiva fundada em 1908 por um grupo de jovens entusiastas de futebol liderado por Manoel dos Santos, com o objetivo de poderem enfrentar outros grupos já formados na outra margem do rio, mais precisamente na rua da Rainha, no Bessa e em Leixões. Para além de fundador e principal impulsionador, Manoel dos Santos foi o primeiro Presidente da Direção do então recém-nascido ”Foot-ball Club de Gaia”.

O Futebol Clube de Gaia é, por conseguinte, a associação desportiva mais antiga do concelho de Vila Nova de Gaia e uma das mais emblemáticas.

O campo de jogos da fundação do Clube localizou-se nos terrenos anexos ao Campo Militar da Serra do Pilar, num espaço plano que servira de redondel à Praça de Touros.

Por volta dos anos 20, o Futebol Clube de Gaia transferiu as suas instalações para um espaço existente na Rua João de Deus, onde foi construído o seu parque de jogos, denominado Parque de Jogos João de Deus.

Até meados da década de 50, praticou naquelas instalações para além do Futebol, o Andebol, o Basquetebol, o Voleibol, o Atletismo, o Hóquei em Campo e Ténis, até que confrontado com interesses de caráter imobiliário pelo proprietário do terreno, foi desapossado daquelas instalações que deram lugar ao atual espaço habitacional, tendo a intensa a atividade desportiva desenvolvida naquela fase sido abruptamente interrompida.

Apenas foi conseguido para o Clube no mesmo local uma fatia do terreno com cerca de 3.000m² onde foi construído o atual Pavilhão, no qual estão concentradas as atuais instalações desportivas e sociais.

Recomeçou com esta construção uma elevada atividade desportiva nas modalidades de Andebol, Basquetebol, Voleibol, Ginástica e mais tarde o Futsal, extinto em 2000, que ao longo dos anos proporcionaram a prática desportiva a milhares de atletas gaienses, e não só, de ambos os sexos.

Atualmente, por incapacidade do espaço e dificuldades financeiras, apenas desenvolve a atividade nas modalidades de Andebol, Basquetebol, Ginástica Artística e Futebol – consideradas pelos seus feitos como históricas para o Clube – focalizando prioritariamente toda a ação na área de formação desportiva, na qual movimenta permanentemente em todos os escalões juvenis cerca de 650 atletas.

Todo este dinamismo traduz para o Clube uma elevada despesa, agravada com o custo da manutenção do Pavilhão Desportivo – com 50 anos de vida – desajustado face à realidade dos atuais critérios de exigência, quer no campo desportivo quer logístico, a necessitar de uma urgente reabilitação, inclusive já a ser objeto de preparação pelo atual Executivo da Câmara Municipal de V. N. de Gaia.

Desportivamente, desde 1908, o Futebol Clube de Gaia conquistou para o concelho variadíssimos títulos, nacionais e regionais, nas mais diversas modalidades e escalões, essencialmente nos mais jovens.

Em agosto de 2011 por Deliberação da Direção e ao fim de 60 anos de paragem, foi reativado o Futebol no Clube através da criação de uma Escola de Formação da modalidade, cuja atividade é atualmente desenvolvida no Estádio Municipal da Lavandeira, após cinco épocas consecutivas no campo sintético do Colégio de Gaia.

O Futebol Clube de Gaia é considerado desde 1980 “Instituição de Utilidade Pública” a par de outros reconhecimentos conferidos por Entidades Nacionais e Locais, com destaque para a Medalha de Bons Serviços Desportivos concedida pelo Governo em 23/06/1989.

Futebol Clube de Gaia, Janeiro de 2017