Ir para a página inicial FUTEBOL CLUBE DE GAIA
Desde 1908
Ir para a página inicial FUTEBOL CLUBE DE GAIA
Desde 1908
Home » Clube » Historial » Resumo Histórico

Resumo Histórico

 

Agremiação desportiva fundada em 1908 por um grupo de jovens entusiastas de futebol liderado por Manoel dos Santos, com o objectivo de poderem enfrentar outros grupos já formados na outra margem do rio, mais precisamente na rua da Rainha, no Bessa e em Leixões. Para além de fundador e principal impulsionador, Manoel dos Santos foi o primeiro Presidente da Direcção do então recém-nascido ”Foot-ball Club de Gaia”.

O Futebol Clube de Gaia é, por conseguinte, a associação desportiva mais antiga do concelho de Vila Nova de Gaia e uma das mais emblemáticas.

O campo de jogos da fundação do Clube localizou-se nos terrenos anexos ao Campo Militar da Serra do Pilar, num espaço plano que servira de redondel à Praça de Touros.

Por volta dos anos 20, o Futebol Clube de Gaia transferiu as suas instalações para um espaço existente na Rua João de Deus, onde foi construído o seu parque de jogos, denominado Parque de Jogos João de Deus.

Até meados da década de 50, praticou naquelas instalações para além do Futebol, o Andebol, o Basquetebol, o Voleibol, o Atletismo, o Hóquei em Campo e Ténis, até que confrontado com interesses de carácter imobiliário pelo proprietário do terreno, foi desapossado daquelas instalações que deram lugar ao actual espaço habitacional, tendo a intensa a actividade desportiva desenvolvida naquela fase sido abruptamente interrompida.

Apenas foi conseguido para o Clube no mesmo local uma fatia do terreno com cerca de 3000m2 onde foi construído o actual Pavilhão, no qual estão concentradas as actuais instalações desportivas e sociais.

Recomeçou com esta construção uma elevada actividade desportiva nas modalidades de Andebol, Basquetebol, Voleibol, Ginástica e mais tarde o Futsal, extinta em 2000, que ao longo dos anos proporcionaram a prática desportiva a milhares de atletas gaienses, e não só, de ambos os sexos.

Actualmente, por incapacidade do espaço e dificuldades financeiras, apenas desenvolve a actividade nas modalidades de Andebol, Basquetebol, Ginástica Artística e Futebol - consideradas pelos seus feitos como históricas para o Clube – focalizando prioritariamente toda a acção na área de formação desportiva, na qual movimenta permanentemente em todos os escalões juvenis cerca de 550 atletas.

Todo este dinamismo traduz para o Clube uma elevada despesa, agravada com o custo da manutenção do Pavilhão Desportivo – com 50 anos de vida - em constante degradação e completamente desajustado face à realidade dos actuais critérios de exigência, quer no campo desportivo quer logístico, a obrigar a uma urgente reabilitação ou substituição.

Desportivamente, durante os seus 108 anos de vida, o Futebol Clube de Gaia conquistou para o concelho variadíssimos títulos, nacionais e regionais, nas mais diversas modalidades e escalões, essencialmente nos mais jovens.

Em Agosto de 2011 por Deliberação da Direcção e ao fim de 60 anos de paragem, foi reactivado o Futebol no Clube através da criação de uma Escola de Formação da modalidade, cuja actividade é actualmente desenvolvida no Estádio Municipal da Lavandeira, após cinco épocas consecutivas no campo sintético do Colégio de Gaia.

O Futebol Clube de Gaia é considerado desde 1980 “Instituição de Utilidade Pública” a par de outros reconhecimentos conferidos por Entidades Nacionais e Locais, com destaque para a Medalha de Bons Serviços Desportivos concedida pelo Governo em 23.06.1989.

 

Futebol Clube de Gaia, Setembro de 2016

2017 © Futebol Clube de Gaia. Todos os direitos reservados
By JCRS-TECH.COM